Praticando Fisio

"Sua jornada na fisioterapia começa aqui"

SELEÇÃO PÚBLICA PARA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL SMS/SP

Postado em outubro 12, 2021 por



A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo/SP (SMS-SP), por intermédio da Escola Municipal de Saúde SMS-SP – EMS / Gerência de Ensino/Comissão Municipal das Residências (COMURE) São Paulo e da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU); e nos termos da Lei 11.129/2005, da Portaria Interministerial MEC/MS 1.077/2009 e alterações previstas na Portaria Interministerial MEC/MS 16/2014, das Resoluções CNRMS 4/2011, 7/2014 e 1/2015, e do Despacho Orientador Para Elaboração do Edital de Residente de autoria da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS); faz saber que será realizada Seleção Pública para Preenchimento de Vagas da Residência MULTIPROFISSIONAL e de ÁREA PROFISSIONAL – 2022, de acordo com as Instruções Especiais, parte integrante deste Edital.

A RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL E EM ÁREA PROFISSIONAL EM SAÚDE é uma pós-graduação Lato Sensu, estabelecida como treinamento em serviço e regulamentada pela Lei 11.129/2005 e pelas resoluções complementares da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS/MEC). O residente terá que cumprir, obrigatoriamente, 60 horas semanais, com dedicação exclusiva ao programa de residência, não podendo desenvolver outras atividades profissionais no período de realização da residência (Lei nº 11.129/2005, art. 13, § 2º), cursar outros programas de Pós-graduação Lato ou Stricto Sensu e (ou) possuir vínculo empregatício de qualquer ordem no ingresso e durante o programa de residência enquanto devidamente matriculado (24 ou 36 meses). A comprovação de descumprimento de tal exigência é passível de desligamento imediato ou a qualquer tempo.

DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A ADMISSÃO

  • Ter diploma, certificado ou declaração de conclusão de curso de graduação na respectiva área profissional,
    emitido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC ou, no caso de profissional graduado em
    instituição estrangeira, diploma revalidado em universidade pública brasileira, em conformidade com o
    disposto na Resolução CNE/MEC 1/2002.
  • Ter inscrição definitiva ou provisória no conselho regional de classe.
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e no gozo dos direitos civis e políticos.
  • Apresentar certificado de reservista ou de dispensa do serviço militar obrigatório, em caso de candidato do
    sexo masculino.
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atividades.
  • Em caso de candidato estrangeiro será exigida a apresentação do visto de permanência no Brasil, que o
    autorize a exercer as atividades do programa de residência.
  • Assinar termo de dedicação exclusiva ao programa de residência em área profissional de saúde, conforme
    Lei 11.129/2005.
  • No termo de dedicação exclusiva, a ser assinado no ato da matrícula, o candidato declara ciência de que os programas de Residência MULTIPROFISSIONAL e em ÁREA PROFISSIONAL EM SAÚDE são desenvolvidos em regime de dedicação exclusiva e de que, a partir da data de início das atividades do programa, deverão dedicarse única e exclusivamente às atividades do curso de pós-graduação lato sensu, caracterizada por ensino em serviço, modalidade residência, com carga horária de 60 horas semanais, com vedação à percepção de outra verba de caráter indenizatório.

UNIDADES EXECUTORAS (CENÁRIOS DE PRÁTICA)

As instituições participantes desta seleção pública são:

  • Unidades de Saúde da Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo;
  • Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya (Hospital Jabaquara);
  • Hospital Municipal Prof. Dr. Alípio Corrêa Neto (Hospital Ermelino Matarazzo);
  • Hospital Municipal Dr. Cármino Caricchio (Hospital Tatuapé);
  • Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha (Hospital Campo Limpo);
  • Hospital Municipal Maternidade Dr. Mario de Moraes Altenfelder Silva (Hospital Vila Nova Cachoeirinha);
  • Hospital Municipal Prof. Dr. Waldomiro de Paula (Hospital Planalto); e
  • Unidades de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Bernardo do Campo.

DAS FASES DA SELEÇÃO PÚBLICA

A seleção pública será regida por este edital e executada pelo Instituto Americano de Desenvolvimento
(IADES).
A seleção para preenchimento das vagas de que trata este edital compreenderá uma única fase, composta por duas etapas, de responsabilidade do IADES, a saber:
a) prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; e
b) análise curricular, de caráter unicamente classificatório.


A nota máxima possível para a presente seleção pública é 130,00 (cento e trinta pontos), sendo: 100,00 (cem) pontos na prova objetiva e 30,00 (trinta) pontos na análise curricular.
Todas as etapas presenciais desta seleção pública serão realizadas na cidade de São Paulo-SP.

DAS INSCRIÇÕES NA SELEÇÃO PÚBLICA

A taxa de inscrição nesta seleção pública será de R$ 142,00 (cento e quarenta e dois reais), devendo o boleto bancário ser pago até o dia 26 de novembro de 2021.
A inscrição deverá ser efetuada das 8 (oito) horas do dia 11 de outubro de 2021 às 23h59m (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos) do dia 25 de novembro de 2021, exclusivamente pela internet por meio da página de acompanhamento da seleção pública, no site www.iades.com.br.
O candidato, no momento da inscrição, escolherá apenas um ÚNICO Programa de Residência, de acordo com a sua categoria profissional/área de formação, para concorrer, dentre os relacionados no Anexo I. Não será permitida, em hipótese alguma, troca do Programa de Residência após a efetivação da inscrição.

Os candidatos que desejarem solicitar a isenção integral ou parcial do pagamento da taxa de inscrição, deverão fazê-lo entre os dias 11 e 18 de outubro de 2021.
O modelo da declaração de comprovação de renda pessoal e familiar e o modelo do requerimento de solicitação de isenção da taxa de inscrição serão disponibilizados na página de acompanhamento da seleção pública, no site www.iades.com.br.

DA PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

Será aplicada 1 (uma) prova objetiva abrangendo os conteúdos programáticos constantes do Anexo IV deste Edital.
A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, visa avaliar o grau de conhecimento geral do candidato, bem como a capacidade de análise, entendimento e interpretação de informações, habilidade de trabalhar com estrutura lógica das relações, capacidade dedutiva e conhecimentos técnicos específicos da categoria profissional.
A prova objetiva constará de 60 (sessenta) questões, tendo peso 1 (um) para as questões de Língua Portuguesa e de Políticas Públicas de Saúde, e peso 2 (dois) para as questões de conhecimentos específicos, variando sua pontuação total de no mínimo 0 (zero) a no máximo 100 (cem) pontos.
As questões da prova objetiva serão do tipo múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas e uma única resposta correta.
Serão considerados habilitados apenas os candidatos que obtiverem o percentual mínimo de 40% (quarenta por cento) de aproveitamento nos pontos da prova objetiva com pelo menos 1 acerto nas questões de Língua Portuguesa e de Políticas Públicas.

DA REALIZAÇÃO DA PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA
A prova objetiva de múltipla escolha será realizada na cidade de São Paulo – SP.
A prova objetiva será aplicada na data provável de 12 de dezembro de 2021 e com a duração de 3 (três) horas e 30 (trinta) minutos.

DA ANÁLISE CURRICULAR (ANÁLISE DOCUMENTAL DO CURRÍCULO)
A análise curricular é de caráter meramente classificatório e terá a pontuação máxima igual à soma algébrica dos pontos obtidos pelos títulos apresentados, limitada a 30,0 pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados seja superior a esse valor.
A documentação relativa à análise curricular deverá ser enviada durante o período de inscrições, impreterivelmente, via SEDEX, para a CAC-IADES (ver item 15), identificando no envelope “RP/SMS-SP/2022, Ref. ANÁLISE CURRICULAR”, juntamente com o formulário que será disponibilizado para preenchimento e envio, no endereço eletrônico http://www.iades.com.br. Após esse período, a documentação não será mais aceita pelo IADES.

DO JULGAMENTO DA PROVA E DA CLASSIFICAÇÃO

Será considerado aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, 40% (quarenta por cento) de aproveitamento dos pontos das provas objetivas de múltipla escolha e que tenha acertado pelo menos uma questão de Língua Portuguesa e de Políticas Públicas.
Todos os candidatos aprovados na prova objetiva terão a documentação relativa à análise curricular avaliada e pontuada.
A nota final na seleção pública será igual à soma das notas finais obtidas na prova objetiva e na análise curricular.
Todos os candidatos habilitados na prova objetiva serão ordenados, por programa de Residência escolhido e em conformidade com a sua categoria profissional, de acordo com os valores decrescentes da pontuação final obtida da seguinte forma: soma da nota obtida na prova objetiva com a nota obtida na análise curricular.

DA DESCRIÇÃO E DURAÇÃO DOS PROGRAMAS E DAS VAGAS

Programa de Residência Multiprofissional em Neonatologia
Área de concentração: Saúde Perinatal
Descrição: atuar em equipe multiprofissional nos mais diferentes cenários do SUS no que tange à saúde da mulher e do neonato dentro de um contexto interdisciplinar para o atendimento das necessidades de cuidado e (ou) educação dos usuários do serviço na área de Atenção à Saúde da Criança; atuar com competência em sua área profissional específica e em equipe multidisciplinar; planejar, gerir e executar atividades de assistência em saúde ao usuário no ambiente hospitalar (Atenção à Saúde da Criança) dentro de suas especificidades profissionais; desenvolver atividades de Educação em Saúde em todos os ambientes de prática profissional na área de Atenção à Saúde da Criança; inter-relacionar as várias áreas de atendimento como pronto socorro, pronto atendimento, atenção primária, internação, reabilitação e seguimento ambulatorial a fim de atender as metas da integralidade e resolutividade da atenção em saúde no SUS.
Tempo de duração do Programa de Residência: 2 (dois) anos.

Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Urgência e Emergência
Área de concentração: Urgência e Trauma
Descrição: atuar em equipes multiprofissionais na modalidade de urgência e emergência e desenvolver competências técnicas de intervenção relacionadas à assistência em saúde, à gerência, à educação e à pesquisa na área da saúde; atuar com competência em sua área profissional específica e em equipe multidisciplinar; inter-relacionar as várias áreas de atendimento como pronto atendimento, atenção primária, internação, reabilitação e seguimento ambulatorial a fim de atender as metas da integralidade e resolutividade da atenção em saúde no SUS.
Tempo de duração do Programa de Residência: 2 (dois) anos.

Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Terapia Intensiva
Área de concentração: Intensivismo
Descrição: atuar em equipe multiprofissional na assistência aos pacientes em U.T.I. adulto e desenvolver competências técnicas de intervenção relacionadas à assistência em saúde, à gerência, à educação e à pesquisa na área da saúde; atuar com competência em sua área profissional específica e em equipe multidisciplinar; inter-relacionar as várias áreas de atendimento como pronto socorro, pronto atendimento, atenção primária, internação, reabilitação e seguimento ambulatorial a fim de atender as metas da integralidade e resolutividade da atenção em saúde no SUS.
Tempo de duração do Programa de Residência: 2 (dois) anos.

Programa de Residência Multiprofissional em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
Área de concentração: Atenção Básica/ Saúde da Família
Descrição: atuar na Atenção Básica utilizando as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) devidamente regulamentadas e inseridas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde (PNPIC/MS), e desenvolvidas por meio de ações integradas e de caráter interdisciplinar, com enfoque nas bases conceituais e teóricas da medicina tradicional chinesa e da antroposofia aplicadas à saúde, e nos Recursos Terapêuticos como as plantas medicinais e as práticas corporais e meditativas, além das demais práticas reconhecidas ou que venham a ser reconhecidas pela PNPIC/MS, considerando a integralidade e a resolutividade das redes de atenção em saúde no SUS.
Tempo de duração do Programa de Residência: 2 (dois) anos.

Drive com PDF da prova e gabarito da Residência Multiprofissional SMS/SP 2020: https://drive.google.com/drive/folders/1iHFh3uZP49hFxgBM7SJo-wyBRjTsJcDo?usp=sharing

Comentários